Seu navegador não suporta Javascript.
contraste menor maior
 
  • SERVIÇOS ONLINE
  • INSTITUCIONAL
    • Apresentação
    • Carta de Serviços
    • Quem é Quem
      • Conselheiros
      • Conselho Diretor
      • Comissões
      • Colegiado Permanente
    • Atas e Súmulas
      • Plenárias Ordinárias
      • Plenárias Extraordinárias
      • Comissões
      • Fórum de presidentes
    • Agenda Oficial
    • Tutoriais e Modelos
  • LEGISLAÇÃO
    • Leis Federais
    • Atos do CAU/BR
      • Regimento Geral
      • Resoluções
      • Deliberações Plenárias
      • Código de Ética
    • Atos do CAU/ES
      • Regimento Interno
      • Deliberações de Comissões
      • Portarias Normativas
      • Portarias Ordinatórias
      • Deliberações Plenárias
      • Atos Declaratórios
    • Consultas Públicas
  • TRANSPARÊNCIA
    • Portal da Transparência
  • NOTÍCIAS
    • Todas as notícias
    • Galeria
      • Fotos
      • Vídeos
    • Clipping
    • Informativos
    • Síndico Alerta
    • Atendimento à Imprensa
  • ELEIÇÕES
  • DÚVIDAS
  • OUVIDORIA
Home » Notícias » Destaque Home, Galeria de Fotos, Notícia Home, Notícias, Notícias CAU/BR, Notícias CAU/ES » Nota Pública Sobre o Desabamento de Prédio no Centro de Vitória

Nota Pública Sobre o Desabamento de Prédio no Centro de Vitória

15 de janeiro de 2020

Nota Pública Sobre o Desabamento de Prédio no Centro de Vitória

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), órgão regulamentador e fiscalizador das atividades de Arquitetura e Urbanismo no Estado, diante dos últimos acontecimentos envolvendo sinistros em prédios no Centro da cidade de Vitória, reforça a importância da manutenção predial em edificações periodicamente.

O Conselho reiteradamente informa e orienta a sociedade sobre a importância da contratação de arquitetos e urbanistas, ou outros profissionais habilitados, para a realização de atividades de laudo técnico, vistoria, perícia, avaliação, entre outros, visando identificar patologias nas estruturas que podem evitar ocorrências como desabamentos, incêndios, etc. Além disso, o Conselho atua na orientação de síndicos e administradoras de condomínios acerca da obrigatoriedade de contratação de profissionais legalmente habilitados para acompanhamento técnico em avaliações preventivas, construções e reformas prediais. 

Destaca-se ainda, a vigência da Lei Municipal nº 9.418/19, instituída pela Prefeitura de Vitória, na qual se exige a cada dez anos, o Laudo de Inspeção Predial para edificações públicas e privadas (dentro dos critérios previstos na legislação) localizadas na capital, documento que só pode ser emitido por profissional técnico habilitado, após vistoria do imóvel, certificando a segurança da estrutura.

Diante disso, em face do desabamento do prédio de dois andares na Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória, o CAU/ES reforça a necessidade da realização de vistorias e inspeções prediais regulares e busca cada vez mais aproximação com outros órgãos para garantia de medidas mais efetivas do poder público municipal na fiscalização e controle urbano, para tornar cada vez mais eficaz a legislação vigente, garantindo a segurança da população.

O CAU/ES lamenta as ocorrências recentes e alerta a opinião pública sobre a necessidade da conscientização sobre a importância do acompanhamento do profissional arquiteto e urbanista tanto na construção e reforma, quanto na vistoria e manutenção das edificações já existentes e patrimônio arquitetônico, permanecendo à disposição para esclarecimentos e orientações aos profissionais e à sociedade em geral.

Liane Destefani.
Presidente do CAU/ES

« Convênio ESB
Anuidade 2020: confira descontos para pagamento à vista e condições de parcelamento »


SERVIÇOS ONLINE

Acesse aqui o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU): Clique aqui

ATENDIMENTO

Sua dúvida não foi esclarecida no site? Entre em contato conosco:

Central de Atendimento do CAU
(Teleatendimento nacional)
De Segunda a Sexta, das 9h às 19h: 0800-883-0113 (telefones fixos)
ou 4007-2613

Atendimento Online: Acesse aqui

CAU/ES
Endereço: Rua Hélio Marconi, 58
Bento Ferreira, Vitória/ES
CEP: 29.050-690

Horário de atendimento:
De Segunda à Sexta-feira: 9:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

Telefone: (27) 3224-4850
E-mail: atendimento@caues.gov.br

DÚVIDAS

Essa página foi criada para agilizar o atendimento, então, antes de ligar ou enviar um e-mail, veja se sua dúvida já foi esclarecida. Acesse aqui
CAU/ES powered by WordPress and The Clear Line Theme

Nós usamos cookies em nosso site para poder oferecer uma melhor experiência, lembrando suas preferências a partir de suas visitas. Clicando em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies. Aceitar
  • Redes Sociais
  • Imprensa
  • Mapa do Site
  • Topo