CHAPA 03-ES

Candidatos:

EDUARDO PASQUINELLI ROCIO (Titular) e EDEZIO CALDEIRA FILHO (suplente)
LIANE BECACICI GOZZE DESTEFANI (Titular) e HELOIZA HELENA SOUZA OLIVEIRA (suplente)
Giedre Ezer da Silva Maia (Titular) e RENZO ROMÃO CAPELINI (suplente)
SATI FUKUNAGA (Titular) e Emilio Caliman Terra (suplente)
CAROLINA GUMIERI PEREIRA DE ASSIS (Titular) e HÉLIO MÁRCIO HONORATO LIRIO (suplente)
POLLYANA DIPRÉ MENEGHELLI (Titular) e ALINE PIGNATON ANTONIO (suplente)
Leandro Francisco Ramos Gandine (Titular) e MARCELO FEU ROSA KROEFF DE SOUZA (suplente)
GLYVANI RUBIM SOARES (Titular) e ANDRE LUIZ DE ALCANTARA LIMA (suplente)
RAMONA FAITANIN SILVA (Titular) e BERNARDO CASSARO GRASSELLI (suplente)
MONICA DA SILVEIRA SEIXAS (Titular) e MARIA DE FATIMA COELHO DUARTE (suplente)

Obs. Veja a síntese de currículos de cada candidato após o plano de trabalho.

Plano de trabalho:

Nossas propostas são: Renovação da gestão, com base na transparência, informação e participação dos arquitetos associados, e com ajuste financeiro. Aprimorar o atendimento ao arquiteto no registro de RRT, acervo técnico e serviços do SICCAU, com ampliação do quadro de funcionários no setor e ampliação do horário de atendimento. Criação de canais de atendimento on line, através de videoconferência para profissionais de outras cidades, e canais de ouvidoria e denúncia, em aplicativos para celular. Aproximar o CAU das regiões do interior do estado, com atendimento presencial em espaço a ser definido em parcerias nos principais núcleos urbanos como Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Venda Nova do Imigrante. Melhorias na fiscalização com ampliação do quadro de funcionários e parcerias com outras entidades públicas, como as prefeituras, para melhor atuação contra o mau exercício da profissão. Realizar parcerias com o IAB para a realização de cursos, workshops, eventos, palestras, na Casa do Arquiteto, a fim de promover a especialização e o inserimento dos profissionais em diferentes nichos de mercado. Desenvolver campanhas educativas constantes para a sociedade de valorização do arquiteto, mostrando as diferentes áreas de atuação: interiores, paisagismo, luminotécnica, reformas, laudos técnicos, projetos de instalações, planejamento de obras, gestão, etc. Estabelecimento de uma agenda anual de dias úteis, feriados, eventos e plenárias, com pleno conhecimento de todos, com link de acesso na primeira página do site do CAU-ES e e-mail informativo aos profissionais registrados. Permitir o aluguel temporário e utilização dos espaços da Casa do Arquiteto aos profissionais, como o auditório e a praça, através de parceria com o IAB para a gestão desses espaços. Além da criação de uma sala de co-working e reunião para os profissionais registrados. Planos a longo prazo: Aproximar o CAU-ES dos Órgãos públicos estaduais e Prefeituras, através de agendas com os prefeitos e secretários de planejamento/desenvolvimento e obras Participar do Congresso Internacional no Rio de Janeiro – UIA 2020, promovido pelo IAB DN e que já tem apoio do CAU BR Aproximação com as prefeituras no sentido de tentar unificar e padronizar as legislações referentes à construção e aprovação de projetos Apoio e incentivo à implementação da Lei de Assistência Técnica, para famílias de baixa renda.

Candidatos a conselheiro federal e suplente:

EDUARDO PASQUINELLI ROCIO ( TITULAR )

Currículo : Formado Pela FAU-UFRJ em 1989, com especialização em Urbanismo e MBA em Gestão de Obras e Projetos. Atua como profissional no ES desde 1993. Sócio-gerente da empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo Ltda. desde 2000. No IAB-ES atuou como Conselheiro Estadual e Federal, vice-presidente na gestão 2008-2010, presidente na gestão 2012-2014 e atual vice-presidente na gestão 2017-2019. Um dos responsáveis pela idealização da Casa do Arquiteto. Conselheiro Estadual titular do CAU-ES na gestão 2012-2014, onde exerceu a coordenadoria da Comissão de Exercício profissional. Na atual gestão, atua como Conselheiro Federal suplente pelo CAU-ES.

EDEZIO CALDEIRA FILHO ( SUPLENTE )

Currículo : Edezio Caldeira Filho, 49 anos, brasileiro, natural de Vitória, arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), especialista em Gestão de Cidades. Tem atuado em órgãos públicos e participado de vários estudos urbanísticos para implantação de equipamentos estruturantes para a região metropolitana, tais como marina pública, oceanário e parque tecnológico. Tem participado de projetos de mobilidade urbana, incluindo planejamento e operação de trânsito das cidades de Vitória e Vila Velha. Compôs a equipe de técnicos que elaborou o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Vitória, ocasião em que foi estudada a implantação de um veículo leve sobre trilhos – VLT, com realização de estudos viários para Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Recentemente, coordenou a revisão do PDM de Aracruz, (norte do ES), até a fase de diretrizes, bem como a implantação do Projeto Orla da mesma cidade. Também tem atuado como professor de planejamento e design.

Candidatos a conselheiros estaduais e suplentes:

1 . LIANE BECACICI GOZZE DESTEFANI ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista graduada em 2007 pela UFES Especialista em New Entertainment Design em 2009 pelo Poli.Design, consórcio do Politecnico di Milano Pós graduada em Arquitetura e Iluminação em 2009 pelo IPOG Professora substituta da UFES em 2015 e 2016 nas disciplinas de Projeto de arquitetura 3, Projeto de arquitetura 5 e Desenho de arquitetura Proprietária do escritório de arquitetura LD12 Arquitetura Treinadora certificada de Archicad pela Graphisoft

1 . HELOIZA HELENA SOUZA OLIVEIRA ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteta e Urbanista formada em 2007 pela UFES Proprietária do escritório de arquitetura e design de interiores Heloiza Souza, desde 2011

2 . GIEDRE EZER DA SILVA MAIA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta, especializada em aprovar projetos em prefeituras, trabalhei durante 7 anos em serviço público gerenciando aprovações de projetos, fiscalização urbana e posturas, há aproximadamente 3 anos ofereço um serviço diferenciado, com acompanhamento do protocolo à conclusão em todo o Brasil, também consultoria para profissionais no formato presencial ou online. Sou apaixonada por compartilhar conhecimento... valorizo o aprendizado contínuo, amo transformar sonho em realidade! Através de redes sociais divulgo conteúdos, pra arquitetos, engenheiros e designers, com a finalidade de auxiliar a inserção desses profissionais, principalmente recém formados, no mercado.

2 . RENZO ROMÃO CAPELINI ( SUPLENTE )

Currículo : Renzo Capelini Arquitetura | De 10/2016 aos dias atuais Arquiteto / BIM Manager Diocelio Grasselli Projetos | De 06/2008 a 09/2016 Arquiteto / BIM Manager Graphisoft Brasil - ArchiCAD | 11/2014 Arquiteto BIM Universidade Federal do Espírito Santo De 05/2001 a 12/2008 Arquiteto e Urbanista Vitória, ES, Brasil Politecnico di Milano De 09/2003 a 09/2004 Arquiteto e Urbanista Mantova e Milão, Itália

3 . SATI FUKUNAGA ( TITULAR )

Currículo : Sati Fukunaga é Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná em 2003, Pós Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo em 2008 e mestre em Urbanismo e Organização Territorial pela Universidade de Toulouse, França em 2009. 14 anos de experiência profissional no ramo da construção civil, atua desde 2006 na área de gerenciamento de projeto e obra, principalmente nas interfaces entre projeto e gestão. Forte atuação em expansão e incorporação imobiliária, empreendimento comercial, institucional, e industrial tais como Centro de Pesquisa da Petrobrás II - CENPES II no Rio de Janeiro, Fabrica da Otis, Natura, Fábrica Firmenich, em São Paulo, rede de supermercados Extra, Lojas Americanas, reforma do Shopping Iguatemi Salvador e mais recentemente o Shopping Vila Velha.

3 . EMILIO CALIMAN TERRA ( SUPLENTE )

Currículo : Ensino Médio na Escola Fundação Deolindo Perim Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espirito Santo Estágio na Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social da Prefeitura Municipal de Vitoria. Estágio no escritório DG Projetos de Edificações Ltda. Arquiteto na Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante Atualmente trabalhando na área de projetos de arquitetura, como autônomo, no município de Venda Nova do Imigrante

4 . CAROLINA GUMIERI PEREIRA DE ASSIS ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e urbanista com graduada pela UFES em 2007. Pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG-Vitória, em 2013. Experiência profissional de 10 anos em escritórios de arquitetura e de engenharia, empresas do ramo industrial e como autônoma; na concepção e desenvolvimento de todas as fases de projetos de arquitetura, coordenação de projetos executivos e sua interface com projetos complementares e acompanhamento de obras, como também projetos de interiores e sua execução. Participação em projetos de arquitetura Residencial, Comercial, Institucional e Industrial. Experiência profissional de 03 anos como docente em cursos de graduação, técnico e profissionalizante, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Técnico em Design de Interiores e Decoração Residencial e Comercial.

4 . HÉLIO MÁRCIO HONORATO LIRIO ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 2007, atuante no seguimento de Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores.

5 . POLLYANA DIPRÉ MENEGHELLI ( TITULAR )

Currículo : Conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo em 2010, Certificado em Construção Sustentável no Seminário Sinduscon ES, em Tecnologia Intuitiva e Bio Arquitetura pelo TIBÁ, Workshop de Soluções Inovadores de Eco Eficiência Energética, Terceiro Seminário sobre Arquitetura e Design Sustentável pela Eco Learning, Geobiologia pelo IBG e com conhecimento em projetos de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico.

5 . ALINE PIGNATON ANTONIO ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteta e urbanista graduada na UFES em 2007. Pós-graduação em Projetos Luminotécnicos em 2008 (UCB). Mestrado em Engenharia Civil em 2012 (UFES). Atuante na área de projetos e docente do IFES Campus Colatina.

6 . LEANDRO FRANCISCO RAMOS GANDINE ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto formado em 2014, e que, desde então, venho atuando como profissional autônomo nas áreas de arquitetura e arquitetura de interiores.

6 . MARCELO FEU ROSA KROEFF DE SOUZA ( SUPLENTE )

Currículo : Formação Acadêmica: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES - 1996 – 2001 - Graduação em Arquitetura e Urbanismo. FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO - FAESA - 2009 – 2013 - Graduação em Direito FACULDADE DE DIREITO DAMÁSIO DE JESUS - 2014 – 2015 - Pós-graduação em Direito Público (Administrativo, Constitucional e Tributário) Experiência Profissional: DOCTUM – REDE DE ENSINO DOCTUM - FEV/2017 – ainda atuando. - Cargo Ocupado: Professor de Ensino Superior (Docente) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Administração e Engenharia de Produção. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO AGO/2003 – JAN/2016 - Cargo Ocupado: Gerente de Coordenação - Área de Atuação: Coordenação Geral das equipes de Engenharia e Manutenção - Principais atividades: Coordenação Geral da Área de Obras e de Manutenção Predial, chefiando toda a equipe de Engenheiros, Arquitetos e Técnicos do Ministério Público do ES; elaboração de projetos e fiscalização de obras

7 . GLYVANI RUBIM SOARES ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta. Mestre em Engenharia Ambiental (Saneamento) e pós-graduada em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais para Produção Limpa, Graduada em Arquitetura pela UFES, Graduanda em Engenharia Civil. Experiência em projetos de arquitetura, hidrossanitários e de combate à incêndio; supervisão técnica de equipe de projetos, atuação entre fornecedores e clientes. Conhecimentos em projetos arquitetônicos, conforto ambiental, reúso de água, comerciais e residenciais. Realização de pesquisas em áreas de arquitetura e meio ambiente, sendo também participante do Programa Antártico Brasileiro - UFES/CNPq. Docência em arquitetura, nas disciplinas de Desenho arquitetônico, Conforto Ambiental e Geometria Descritiva. Atualmente atua como Técnico Superior Operacional no IOPES – Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo. Contrato de designação temporária de elaboração de projetos arquitetônicos e hidrossanitários.

7 . ANDRE LUIZ DE ALCANTARA LIMA ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista formado pela UFES em 2003. Mestre em Engenharia Civil pela UFES em 2008. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV em 2011. Ocupação atual: 1 - Gerente de Pesquisa, Estudos e Projetos do IOPES. 2 - Professor e Coordenador do Curso de Arquietura e Urbanismo da Faculdade UCL.

8 . RAMONA FAITANIN SILVA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta e Urbanista, Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Experiência em projetos de arquitetura Industrial e na docência de diversos cursos de Arquitetura e Urbanismo.

8 . BERNARDO CASSARO GRASSELLI ( SUPLENTE )

Currículo : Engenheiro Civil - UFES Arquiteto e Urbanista - UNIVIX Mestrado em Sustentabilidade - Wismar, Alemanha Sócio Diretor - DG Projetos de Edificações

9 . MONICA DA SILVEIRA SEIXAS ( TITULAR )

Currículo : Arquiteta Urbanista, formada pela Faculdades Integradas Bennett, Rio de Janeiro, em 1993, pós graduada em MBA de Gestão de Obras e Projetos em 2010. Especialização em Paisagismo no ano de 1999. Experiência em coordenação de projetos de infra Estrutura básica em área de interesse social e sistema viário , Projeto Terra na PMV, no ano de 2004 a 2008. Atua na coordenação de projetos de Arquitetura e Projetos Complementares no Sistema Findes 2008 a 2017.Conselheira no IAB-ES - 2014 a 2016 e Gestão 2017 a 2019, como Conselheira Superior.

9 . MARIA DE FATIMA COELHO DUARTE ( SUPLENTE )

Currículo : Maria de Fátima Coelho Duarte é arquiteta e urbanista, graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Nos últimos 30 anos, atua no mercado de trabalho de Arquitetura, no Espírito Santo, sobretudo no município de Linhares e arredores, bem como no sul da Bahia. Seu escritório de Arquitetura, atualmente desenvolve projetos principalmente na área hospitalar, religiosa e edificações verticais de uso misto. Especialista em Competências Docentes, com ênfase no Ensino Superior, da Faculdade Pitágoras de Linhares, é contratada como professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma faculdade desde 2015.Conselheira do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano na Prefeitura Municipal de Linhares, de 2011 a 2016.