CHAPA 01-ES

Candidatos:

TITO AUGUSTO ABREU DE CARVALHO (Titular) e ALEXANDRE CYPRESTE AMORIM (suplente)
MÔNICA FITTIPALDI BINDA (Titular) e VIVIAN COSER SETTE FERRAÇO (suplente)
CRISTIANE LOCATELLI MAGNO (Titular) e Maria de Lourdes da Silva Oliveira (suplente)
ELIOMAR VENANCIO DE SOUZA FILHO (Titular) e GIOVANILTON ANDRÉ CARRETTA FERREIRA (suplente)
JOAO MARCELO DE SOUZA MOREIRA (Titular) e Ximene Ferreira Villar Sarti (suplente)
ANDRE TOMOYUKI ABE (Titular) e DANIELA DE SOUZA CASER (suplente)
ANDRÉ VICTOR DE MENDONÇA ALVES (Titular) e MARIA ALICE BARRETO MARINS RAMPINELLI (suplente)
CLEMIR REGINA PELA MENEGHEL (Titular) e JORGE LUIZ CÓ (suplente)
PAULO CÉSAR MENDES GLÓRIA (Titular) e LORRAYNE CRISTINA ZUCOLOTTO (suplente)
MARIANA CHAVES DUARTE (Titular) e ALESSANDRO HENRIQUE DE FREITAS SILVA (suplente)

Obs. Veja a síntese de currículos de cada candidato após o plano de trabalho.

Plano de trabalho:

O plano de trabalho da chapa inscrita tem 3 eixos de atuação: 1- Valorização do profissional Arquiteto e Urbanista, agenda já bem discutida e fomentada pelo CAU/ES, vislumbrando espaços ainda não ocupados que podem ser ocupados pelo Arquiteto e Urbanista, abrindo o mercado de atuação, instruindo a sociedade para todas as funções da profissão. 2- Desenvolvimento do CAU, ampliando e aprimorando a equipe para um melhor atendimento ao profissional e à sociedade, melhoria e simplificação nos processos e solicitações, aumentar a presença no interior do estado, com apoio 3- Qualificação das Cidades, se fazendo presente nas decisões de planejamentos para a cidade do futuro com a divulgação da Nova Agenda Urbana, fomento da implantação efetiva da Lei de Assistência Técnica nos municípios, promovendo a Arquitetura e Urbanismo como estratégia da qualificação da cidade.

Candidatos a conselheiro federal e suplente:

TITO AUGUSTO ABREU DE CARVALHO ( TITULAR )

Currículo : Formação em Gerenciamento de Projetos (FGV 2004); Arquiteto e Urbanista pela UFES (1993); Presidente do CAU/ES – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do ES (2012 – 2014 / 2015 - 2017); Coordenador do Fórum de presidentes do CAU em 2015; Presidente do IAB/ES 1998 - 1999; Atuação em planejamento, projeto conceitual, projeto executivo e gerenciamento de projetos tanto no Brasil quanto no exterior.

ALEXANDRE CYPRESTE AMORIM ( SUPLENTE )

Currículo : Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, na linha de pesquisa Comportamento Ambiental do Espaço Construído, onde atuou como pesquisador do Laboratório de Tecnologias em Conforto Ambiental e Eficiência Energética - Latecae - na área de Zoneamento Bioclimático Brasileiro, Desempenho Térmico-energético e eficiência energética de edificações. É professor do Ifes, campus Colatina nos cursos de Edificações e Arquitetura e Urbanismo, onde atualmente é coordenador de curso. Ministra disciplinas de Projeto de Arquitetura e Conforto Ambiental, com experiência na área de Arquitetura Bioclimática, Eficiência Energética, Simulações Termo-energéticas e Iluminação.

Candidatos a conselheiros estaduais e suplentes:

1 . MÔNICA FITTIPALDI BINDA ( TITULAR )

Currículo : FORMAÇÃO PROFISSIONAL Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - Mestrado Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus, Brasil 2008 Scenography & Art Direction – Especialização Ryerson University Toronto, Canadá 2003 Interior Design - Especialização George Brown College Toronto, Canadá 2001 Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Brasil 1996 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E SERVIÇO VOLUNTÁRIO Conselheira do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo Comissão de Ética Profissional Vitória, Brasil 2015 Arquiteta e Urbanista Escritório MF Arquitetura & Associados Castelo, Brasil 2008 Projetista e Administradora

1 . VIVIAN COSER SETTE FERRAÇO ( SUPLENTE )

Currículo : VIVIAN COSER SETTE FERRAÇO Brasileira, 34 anos, casada. Arquiteta Urbanista e Design de Interiores • Formação superior em Arquitetura e Urbanismo – Faculdade Brasileira em Vitória - ES (2004) • Curso de extensão em Interior and Shop – Instituto Europeu de Design em Milão - Itália. • Mestrado em áreas comerciais – Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. • Proprietária em: Vivian Coser Arquitetos Associados e Sette7 Design e Comercio de Moveis.

2 . CRISTIANE LOCATELLI MAGNO ( TITULAR )

Currículo : Pós-Graduada em Master em Arquitetura – IPOG - 2013; Graduada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG - 2004. Membro da Comissão de Exercício Profissional do Conselho de Arquitetura do Espirito Santo, onde é conselheira desde 2014. Membro integrante da Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil desde 2016. No comando do escritório que leva seu nome, instalado na capital capixaba, em Vitória, Cristiane Locatelli conta com uma equipe qualificada e experiente, oferecendo serviços completos desde 2004, com foco em arquitetura residencial, comercial e institucional. Desde 2016 a profissional possui uma empresa de cursos de formação continuada, voltados a qualificação de estudantes e Arquitetos e Urbanistas recém formados que estão ingressando no mercado de trabalho.

2 . MARIA DE LOURDES DA SILVA OLIVEIRA ( SUPLENTE )

Currículo : Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ/1981, com especialização em Planejamento Urbano e Regional pela UERJ/1983 e Mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade de Oviedo–Espanha/2007.Atuou por 31 anos na Prefeitura Municipal de Vitória(1985/2016), especialmente nas áreas de planejamento e gestão urbana, projetos urbanísticos e legislação urbana, assumindo por diversas vezes os cargos responsáveis por essas áreas(1985/2013).Coordenou a equipe responsável pela elaboração do PDU(1994e2006).Participou da equipe técnica de acompanhamento da elaboração de projetos e implantação do Projeto Integrado de Desenvolvimento Social, Urbano e Ambiental–PROJETO TERRA.Atuou como representante da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade junto aos Conselhos do PDU, de Defesa do Meio Ambiente e de Habitação. Atuou como facilitadora na Escola de Governo de Vitória(EGV) em treinamentos sobre Legislação Urbana e Estatuto de Cidade e na ESESP sobre Regularização Fundiária de Interesse Social.

3 . ELIOMAR VENANCIO DE SOUZA FILHO ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto e Urbanista UFES PÓS LIGHT DESIGN UCB PÓS CONSTRUÇÃO CIVIL UFMG PÓS ENGENHARIA AMBIENTAL FACAM MESTRANDO ARQUITETURA E CIDADE UVV

3 . GIOVANILTON ANDRÉ CARRETTA FERREIRA ( SUPLENTE )

Currículo : Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2016), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). É professor e pesquisador do Mestrado Arquitetura e Cidade e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Vila Velha. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdades Integradas de Aracruz. Líder do Grupo de Pesquisa Cidade e Políticas Urbanas (UVV/UFES/FAACZ), membro do Grupo de Pesquisa Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano (UFF). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional com trabalhos relacionados a planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano realizados como coordenador técnico (2006-2014) da Fundação Ceciliano Abel de Almeida, instituição de apoio as atividades da Universidade Federal do Espírito Santo.

4 . JOAO MARCELO DE SOUZA MOREIRA ( TITULAR )

Currículo : Formação Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES Graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo 1992/02 a 1998/02 Boston Architectural Center, Boston, Massachussetts, EUA Curso “Green Practice: Site Design”, ministrado pela arquiteta Sally Coyle e professores convidados. 30 de outubro a 18 de dezembro de 2001. Aluno ouvinte. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP Pós-graduação Lato Sensu – especialização – MBA em Gestão Eficaz de Obras e Projetos 01 de junho de 2008 a 01 de dezembro de 2009 Experiência profissional JMM Arquitetura Ltda. Vitória – ES. 2010 - Atual Arquiteto e sócio do escritório. Trabalhos em arquitetura residencial, comercial, industrial e interiores. Concepção de projetos e aprovações junto a órgãos competentes, atendimento ao cliente e coordenação de obras de pequeno porte. Desenvolvimento de projeto executivo e compatibilização de projetos complementares para edifícios residenciais multifamiliares. Consultoria na área de arquitetura.

4 . XIMENE FERREIRA VILLAR SARTI ( SUPLENTE )

Currículo : Ximene Ferreira Villar Sarti Nascimento: 11/06/1985 - Vitória/ES - Brasil Carteira de Identidade 2100253 SPTC - ES - 09/01/2016 CPF: 117.692.937-28 E-mail: arquiteta@ximenevillar.com.br Celular 27 997286972 FORMAÇÃO ACADÊMICA 2014 - 2017 Especialização em Master em Arquitetura e Ligth Design. Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Goiania, Brasil Título: Adequação de Sistemas de Iluminação Natural e Artificial visando um comportamento salubre e e lucrativo em ambientes corporativos 2008 - 2013 Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Vitoria, Brasil Título: Container como Módulo de Habitação Orientador: Tarcísio Bahia PRODUÇÃO TÉCNICA 1. CasaCor ES / Ambiente: Studio da Mulher Moderna, 2017 2 CasaCor ES / Ambiente: Cozinha, 2016 ÁREA DE ATUAÇÃO Autônoma - Projetos e Iluminação REFERÊNCIAS ADICIONAIS 2017 -Palestrante convidado pelo IAB-ES Mesa Redonda - Arquiteto e Urbanista: suas atribuições e o mercado de trabalho

5 . ANDRE TOMOYUKI ABE ( TITULAR )

Currículo : CURRÍCULO André Tomoyuki Abe Nasc.: 26/4/1948 – São Paulo, SP, Brasil End.: Rua Alm. Soído no 410/1503 - Praia de Santa Helena - Vitória – ES, CEP: 29055-020 Tel.: (27) 225.3337, (27)99949 2868 Docs: CI : 3.874.322 SSP/SP; C.P.F.: 684.467.648/49; Reg. Prof.: CAU A2383-3 . Graduação: Universidade de São Paulo (USP) - 1975 . Especialização: Planejamento Urbano e Regional - UnB – 1976 . Doutorado: Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP – 1999 . Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo no Curso de Arquitetura e Urbanismo 1983 – 2013 . Técnico no Instituto Jones dos Santos Neves – 1976-1998 . Diretor Técnico no Instituto Jones dos Santos Neves – 1981 – 1983 . Consultor Especialista: planos diretores, planos estratégicos, agenda metropolitana, plano de mobilidade urbana, ordenamento territorial . Ex-Presidente e atual Primeiro Secretário do IAB/ES . Ex-Conselheiro, Vice-Presidente Coordenador da Câmara de Arquitetura no CREA-ES . Membro do Conselho Municipal

5 . DANIELA DE SOUZA CASER ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteta e Urbanista formada em 1990 na UFES. Conselheira do IAB ES-2017/2018 Sócia do Koletivo.work arquitetura Ltda ME Projetos e execução de obras novas e reformas de Interiores, Residencial, comercial e Hospitalar.

6 . ANDRÉ VICTOR DE MENDONÇA ALVES ( TITULAR )

Currículo : Formação Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFES. Atividades Profissionais Arquiteto Sócio-Diretor do Universo // Paralelo de Arquitetura e Urbanismo. Assessor de Controle Externo no Tribunal de Contas - ES. Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Nova Venécia. Subsecretário de Trânsito da Prefeitura Municipal de Cariacica. Secretário de Obras e Serviços, e Secretário de Transportes de Presidente Kennedy pela equipe de intervenção do Estado. Diretor Técnico da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica. Arquiteto Autônomo. Premiações Menção Honrosa no Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Urbanização da Orla de Itaparica (Vitória-ES). 1º lugar no Concurso Público Nacional de Urbanismo para o Polo de Atividades da Glória (Vitória-ES). 3º lugar no Concurso Público Nacional de Arquitetura para um Shopping Center na UNISINOS (São Leopoldo-RS). 2º lugar no Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura Novo Parque Tancredo Neves.

6 . MARIA ALICE BARRETO MARINS RAMPINELLI ( SUPLENTE )

Currículo : ARQUITETA E URBANISTA FORMADA PELA UFES DESDE 1998. PÓS GRADUADA EM MASTER EM ARQUITETURA PELO IPOG. PROPRIETÁRIA DO ESCRITÓRIO ,MARINS E RAMPINELLI ARQUITETURA. PROPRIETÁRIA DA EMPRESA MABM RAMPINELLI ARQUITETURA ATUA NA ÁREAS DE ARQUITETURA E INTERIORES RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E CORPORATIVOS. PARTICIPOU DE MOSTRAS DE ARQUITETURA

7 . CLEMIR REGINA PELA MENEGHEL ( TITULAR )

Currículo : Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1986) com especialização em Construções Metálicas pelo NEXEN/UFES em 2002. Mestranda em Arquitetura e Urbanismo, no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo no período 2012/2015. Realizou o Projeto de Graduação no na UFES sobre o tema: VITÓRIA ConVida Projeto de Revitalização do Centro em 1996. Foi socia prorietária da Quadrante Arquitetura e Urbanismo de 1987 a 1993. De 2006 a 2012 coordenou a Unidade Temática de Desenvolvimento Urbano da Rede MERCOCIDADES. Foi Coordenadora de Urbanismo de Vitória na Cooperação Técnica Descentralizada Vitória/Dunkerque de julho de 2006 até dezembro de 2012. Atuou como Subesecretária de Gestão Urbana na Prefeitura de Vitória no período de 2005 a 2012 e de 2015 até a presente data. Atua como Conselheira Suplente do Plano Diretor Urbano de Vitória e no Conselho de Habitaçao, bem como como Conselheira suplente no CAUES na atual gestão.

7 . JORGE LUIZ CÓ ( SUPLENTE )

Currículo : Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (1982), especialização em gestão ambiental pela Faculdade Brasileira(2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente sou coordenador e professor da Faculdade Brasileira, no curso de arquitetura e urbanismo, atuando também como arquiteto autônomo na área de projetos residenciais, comerciais e industriais.

8 . PAULO CÉSAR MENDES GLÓRIA ( TITULAR )

Currículo : Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - UniBennett Centro Universitário Metodista (1983); mestrado em Urbanismo pela UFRJ (2004); pós-graduação em Land Management and Informal Settlement Regularisation pelo IHS - Rotterdam (2008); avaliador de cursos e instituições de ensino superior pelo MEC/INEP (2011-2016); Embaixador de Estudos da Holanda – RJ e ES (2011-atual). Coordenador e professor da FAU-América, em Cachoeiro de Itapemirim.

8 . LORRAYNE CRISTINA ZUCOLOTTO ( SUPLENTE )

Currículo : Formada pela Ufes em 2007. Atuamos no segmento de Arquitetura e Interiores

9 . MARIANA CHAVES DUARTE ( TITULAR )

Currículo : 2006 - Ensino Superior Arquitetura e Urbanismo – UFES – Vitória – ES 2009 - Pós-Graduação – nível especialização: Paisagismo – Universidade Cruzeiro do Sul/ Cia dos Cursos – Vitória - ES 2009 (atual) – Arquiteta Urbanista da Prefeitura Municipal de Linhares - Departamento de Aprovação de Projetos, Fiscalização e Habite-se – Secretaria Municipal de Obras

9 . ALESSANDRO HENRIQUE DE FREITAS SILVA ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista, formado pela FINAC em 2010. Atua na área de projetos, assessoria e design.